domingo, 23 de septiembre de 2012

O homem queimado



O homem queimado: o caso Joao Prestes Filho de Araçariguama

Em agosto passado (2012) realizei uma viagem de vinte dias ao Brasil para o programa de TV “Cuarto Milenio”, do canal La Cuatro TV, de Madri, Espanha, no qual trabalho desde 2006.

A minha missão era de realizar uma série de reportagens sobre mistérios em geral, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Foi um trabalho jornalístico intenso e exaustivo, fruto de anteriores pesquisas e apoiado pela colaboração de amigos e entrevistados.

A primeira reportagem ou mini-documentário foi emitido a meados de setembro (com o título “Luz mortal”), sobre a enigmática morte de João Prestes Filho, acontecida em março de 1946, na cidadezinha de Araçariguama, a 40 kms de São Paulo, capital.

As primeiras averiguações foram feitas em 1997, juntamente com o historiador Cláudio Suenaga, a partir de uma visita a São Roque.

O “caso Preste” me atraiu desde o começo pelas suas características: uma morte provocada por uma luz de origem desconhecido que causou sérias queimaduras, especialmente nas zonas descobertas do corpo, e tampouco nas partes cobertas de cabelo. Como isso pode ter acontecido?

O ufólogo e ilustrador Jamil Vilanova fez um desenho especialmente para uma reportagem que publiquei faz anos na revista espanhola "Enigmas" mostrando o incidente.

Alguns estudiosos sugeriram que poderia ser algum experimento com micro-ondas ou radiação. Mas, quem, no Brasil de 1946, poderia executar tais experimentos?

A reportagem pode ser vista no link abaixo, a partir de 46 minutos, aproximadamente,


Meus agradecimentos aos cidadãos de Araçariguama e às pessoas que entrevistei especialmente para este programa,

Pablo Villarrubia Mauso
Jornalista, escritor, roteirista.

No hay comentarios:

Publicar un comentario